Edifício da Junta de Freguesia

Edifício da Junta de Freguesia

“O edifício que hoje alberga a Junta de Freguesia, Posto dos CTT,  sede do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno e  sede da Filarmónica Aurora Pedroguense pertenceu inicialmente ao Priorado do Crato, tendo sido depois adquirido por uma das famílias mais Ilustres e Influentes de Pedrógão Pequeno (família Queirós).

Aqui nasceu, em 1813, Eduardo Maria Leitão de Melo Queiroz, o último capitão das milícias e provedor da santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Pequeno, durante vários anos da segunda metade do século XIX. Foi também presidente da Câmara Municipal da Sertã, 1856.

Depois da sua morte, o imóvel foi vendido, sabendo-se que foram seus proprietários, nos anos subsequentes, Augusto Henriques David e Afonso Lourenço da Silva. Este último cedeu o edifício à Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, na condição de aqui funcionar a sede da Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense.

De traça bastante característica, este imponente imóvel recebeu diversas obras de beneficiação ao logo do anos, que lhe deram o actual aspecto.”