Percursos Pedestres

Percursos Pedestres

Pedrógão Pequeno possui dois percursos Pedestres:

PR1 SRT – Trilho dos Bufos
Caminho do Xisto de Pedrógão Pequeno I

No sentido contrário ao dos ponteiros do relógio:
Partindo do mercado municipal de Pedrógão Pequeno, o percurso passa em frente ao Jardim e Escola Primária. Caminhando entre campos de cultivo, atravessa-se a ribeira dos Porteleiros e entra-se numa mancha de pinhal. Logo depois surge Casal do Bufos, onde se inicia a descida. Depois de percorrido pouco mais de 1Km, o percurso entra num troço coincidente com a Grande Rota do Zêzere, percorrendo as margens da albufeira do Cabril, e iniciando a subida  para o Monte de Nª Srª da Confiança. Pelo caminho é possível fazerem-se dois desvios: o primeiro para visitar a antiga pedreira do Cabril; após cerca de 900m, pode fazer-se um novo desvio para apreciar a vista a partir do miradouro por cima da pedreira. De volta ao percurso, rapidamente se chega ao monte de Nª Srª da Confiança. A partir deste ponto inicia-se a descida de regresso a Pedrógão Pequeno.

No sentido dos ponteiros do relógio:
A partir da Srª da Confiança segue-se para a albufeira do Cabril. Ao longo da descida podem fazer-se dois desvios: primeiro para apreciar a vista a partir do miradouro sobre a pedreira e o segundo ver in loco o que resta dela. Depois de percorrer as margens da albufeira do Cabril, sobe-se para Casal dos Bufos por um caminho florestal. Depois segue-se um caminho rural de ligação a Pedrógão Pequeno, passando a Ribeira dos Porteleiros e a Escola Primária. Depois de passar o mercado, o percurso volta a subir o Monte de Nª Srª da Confiança.

 

PR2 SRT – Trilho do Zêzere
Caminho do Xisto de Pedrógão Pequeno II

No sentido contrário ao dos ponteiros do relógio:
O percurso inicia-se no mercado de Pedrógão Pequeno e desce por uma antiga estrada romana. No final da descida recomenda-se um desvio até à Ponte Filipina. Continue pelo trilho da Levada até ao Moinho da Freiras, passando por um túnel, À saída do túnel, a descida para o Moinho das Freiras pode ser feita pelo asfalto ou pelo trilho junto à água, regressando pelo lado inverso. Inicia-se então a subida para a aldeia do Painho. Ao chegar ao lavadouro vire à esquerda e, junto a umas alminhas, vire novamente à esquerda, entrando no pinhal. Após 1Km, o percurso deixa o alcatrão junto à Fonte das Aveleiras, voltando a entrar no pinhal por um caminho à direita. Passados poucos metros chega-se a um túnel por baixo do IC8, que o percurso atravessa para voltar ao ponto de partida.

No sentido dos ponteiros do relógio:
Saindo de Pedrógão Pequeno, o percurso leva-nos para um túnel pedonal por baixo do IC8. Pouco depois do túnel envereda-se á direita por um trilho que dá acesso à Fonte das Aveleiras, onde se toma a direcção da aldeia do Painho. Após as últimas casas, o percurso continua por um caminho de terra batida que dá acesso à estrada de asfalto para o Moinho das Freiras. Percorre-se depois um pequeno trilho à beira do rio que sobe para o Parque de Merendas, junto ao túnel. Atravessando esse túnel segue-se pelo trilho da Levada, no fim do qual se recomenda um desvio até à Ponte Filipina. O regresso a Pedrógão Pequeno é feito pela estrada romana.